quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

1º de Janeiro de 2024 - 30 anos da GUERRILHA DE CHIAPAS

                          

No dia 1º de Janeiro de 1994, é lançada a GUERRILHA DE CHIAPAS

Levante Zapatista ou Revolta de Chiapas foi uma rebelião iniciada em 1 de Janeiro de 1994 no estado mexicano de Chiapas. O levante, liderado pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional, teve repercussão internacional, devido às suas demandas por justiça e defesa dos direitos dos povos indígenas e dos pobres do México.

No primeiro dia de 2024, o movimento zapatista celebrou 30 anos do levante armado de 1 de janeiro de 1994, em Chiapas, no México. Os festejos se deram em meio a um duro contexto: o aumento do narcotráfico na região; a ameaça de projetos desenvolvimentistas nas comunidades por parte do governo mexicano, como o Trem Maya; a acentuação do colapso ecológico pela hidra capitalista que afeta as suas plantações e a vida comum.

Diante das distintas adversidades, o movimento não teve medo de se reinventar. Recentemente, anunciaram uma mudança nas suas estruturas: as centenas de municípios autônomos estão sendo substituídos por Governos Autônomos Locais, que poderão controlar seus espaços autônomos administrativos (como escolas e clínicas).

Veja mais informações, acessando matéria do site BRASIL DE FATO.



Essas mudanças vieram acompanhadas de quatro dias de festejos, no Caracol Dolores Hidalgo, um dos centros administrativos zapatistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário